Muitas construções civis passam por alterações, modernizações e até mesmo demolições com o passar dos anos, sejam elas por necessidade de ampliação, renovação ou redistribuição de espaços e remoção de instalações, estruturas existentes que precisam ser modificadas de forma rápida e silenciosamente, passando por processos de perfuração e corte em concreto ou rochas.
Estes sistemas têm sido muito utilizados para serviços em vigas, pilares, pisos, paredes e até seções completas de estruturas.
As perfurações em concreto armado, executados através de sistemas de ferramentas diamantadas, são principalmente recomendados para obras de ampliações de hospitais, shoppings, pontes e viadutos, usinas hidrelétricas, petroquímicas, dentre outras.
Os sistemas utilizados para perfurações em concreto armado, são constituídos por brocas diamantados. Estes sistemas propiciam a perfuração rápida de grandes dimensões. Devido à rapidez que estes sistemas oferecem, os equipamentos diamantados têm sido utilizados com sucesso em perfurações em concreto armado antecedendo execuções de recuperação de estruturas existentes.
As perfurações em concreto (ou rochas) com coroas diamantadas podem possuir diâmetros variados, ou seja, desde o diâmetro de 1/2 até 25 (meia polegada até 25 polegadas) com apenas uma coroa ou também podemos executar perfurações com diâmetros superiores a 25 utilizando a técnica de costurado de furos.
Essas perfurações (em concreto, rocha, estruturas metálicas, túneis, etc.), normalmente são utilizadas para a passagem de tubulações de hidráulica, elétrica, ar condicionado, barras roscadas, cabos de fibra ótica, etc. e são executadas acoplando-se a coroa diamantada (popularmente chamada de serra copo) a uma máquina composta de base, coluna e motor elétrico, chamada extratora.
A técnica de costurado de furos consiste na execução de uma sequência de perfurações, uma ao lado da outra, fazendo com que o diâmetro a ser perfurado possa ser bem maior que 25.
Após a sequência de perfurações o miolo é retirado e o furo está praticamente terminado.
A profundidade de uma perfuração pode ser muito variável e irá depender muito do diâmetro da mesma, contudo quando se possui equipamentos de alta qualidade como os da Perfurotec, essas profundidades podem chegar a passar dos 20,00 m.
A vantagem das perfurações com coroas diamantadas é que o furo, seja ele do diâmetro que for, sai perfeito, deixando um acabamento muito bom e sem a necessidade da utilização de marretas, talhadeiras e ponteiros para a finalização do mesmo.
Principais características de furo em concreto e outras estruturas:
Falar pelo Whatsapp